SAÚDE

Sábado é dia de Doação de Sangue em Carazinho

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O sábado (25) em Carazinho está sendo dedicado a doação de sangue. Em parceria com o Hospital de Clínicas de Carazinho - HCC e a secretaria da Saúde de Carazinho, o Hemopasso está na cidade realizado a coleta de 100 doares. A ação iniciou às 8h e vai até às 16h. A Ulbra e a Escola Cônego João Batista Sorg também participam da ação, com os cursos relacionados à saúde. Diferente das vezes anteriores, a doação foi agendada previamente, mas alguns voluntários acabaram não comparecendo. Assim, o HCC avisa que quem tiver disponibilidade pode ir até o local e fazer sua doação. 

 

A enfermeira do HCC, Grasiele Bortoluzzi Sperotto explica que ao chegar, o doador passa pela triagem e a verificação dos sinais vitais. Depois faz a coleta no ônibus e por fim faz um lanche antes de ser liberado. A expectativa é que o Hemopasso retorne a Carazinho outras duas vezes este ano, uma em setembro e outra em dezembro. Ainda de acordo com ela, os doadores também são questionados sobre o interesse de seguir doando. Eles passam a fazer parte de um cadastro para este fim, no HCC. Nele também estão pessoas que tentaram o agendamento, mas ficaram de fora desta vez por conta da limitação de vagas. 

 

A estudante de pedagogia Elisandra Queiroz (57) doa sangue há pelo menos 10 anos e diz se sentir bem sendo voluntária. "Sempre que tem aqui (o Hempasso em Carazinho) e em Passso Fundo mesmo, eu vou. É bom ajudar o próximo. Faz bem para quem precisa e para a gente também, fiscamente, espiritualmente e mentalmente", revela ela, salientando que deseja doar novamente nas outras oportunidades que surgirão. Ela elogiou a sistemática do agendamento, por facilita para o doador e para quem faz a coleta. 

 

A advogada Marlene de Moraes (43) doou pela primeira vez. Sempre teve vontade de participar e desta vez teve uma motivação a mais. Um amigo passou por cirurgia recentemente e o hospital que realizou o procedimento solicitou doares, como é de praxe. "Sempre tive vontade de participar, mas para ir a Passo Fundo ficava mais difícil. Agora como o ônibus veio, resolvi doar. Estou feliz porque era algo que queria fazer há muito tempo. Vou doar e tentar engajar o maior número de pessoas possível", disse 

Elisandra e Marlene aproveitaram o sábado para doar sangue em Carazinho (Fotos Mara Steffens/O Correspondente) 

Data: 25/05/2024 - 10:00

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE