GERAL

Sábado em Carazinho é dedicado a doações para as vítimas das enchentes no RS

Foto Divulgação

 

Os carazinhenses estão mobilizados para auxiliar quem está enfrentando dificuldades por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Dos 495 municípios gaúchos, pelo menos 300 estão sofrendo com a catástrofe climática. Desde que a chuva começou a fazer estragos, grupos de amigos, empresas de vários segmentos, entidades que atuam vários setores estão mobilizados. 

 

Os Voluntários do Bem estão preparando caminhões com donativos para encaminhar para Espumoso, cidade da região que fica à beira do Rio Jacuí e está bastante afetada. A ponte de acesso à cidade, sobre a ERS 332 está interditada. Outra cidade que deve receber auxílio do grupo e a logística está sendo organizada é Rondinha. 

 

CTG's como o Vento Minuano e Rincão Serrano também se mobilizam e estão recebendo doações inclusive durante o fim de semana. Ademar Correa, o Tio Nico, patrão da entidade do bairro Ouro Preto destaca que durante a semana, o CTG estará aberto das 17h às 19h para que as pessoas possam levar alimentos, água, itens de higiene e limpeza até roupas. De acordo com Alexandre Teixeira, do Rincão Serrano, muitas das doações que a entidade já recebeu foram encaminhadas para a Brigada MIlitar, como forma de centralizar e melhorar a logística no momento em que os caminhões deixarem Carazinho. 

 

A secretaria de Desenvolvimento Social está aberta até as 17h deste sábado (4). O funcionamento é na Rua Pedro Vargas, em frente ao Colégio Rui Barbosa. A secretária Andreia Schmitz explica que o órgão do governo municipal segue as determinações das Defesas CIvil Regional e Estadual. A orientação é de que os municípios encaminhem os donativos para Passo Fundo (sede regional). Lá será organizada a logística para que os produtos cheguem às cidades atingidas. 

 

A regional está recebendo, neste momento, são alimentos, produtos de higiene e limpeza, cobertores e travesseiros, além de água, considerados itens de primeira necessidade. Mais tarde outras doações poderão ser encaminhadas. "Nós levaremos até Passo Fundo e lá será organizada a logística para os municípios, porque dali, a partir de toda infraestrura do Estado será possível construir um corredor para que as doações possam ser encaminhadas. Neste momento o foco é o salvamento, mas nós enquanto município que não foi atingido temos de dispor de doações", conforma o diretor da Defesa Civil de Carazinho, Cesar Salles. 

 

Ele orienta, inclusive, que as entidades e grupos que estão se mobilizando na arrecadação, podem encaminhar o que conseguirem em suas campanhas para a Defesa Civil e o Desenvolvimento Social de Carazinho. 

 

Outros pontos de arrecadação em Carazinho

Corpo de Bombeiros Militar

Brigada Militar 

Câmara de Vereadores

CDL 

Supermercados Coqueiros

Supermercados Economia

Sicoob

Eletrolar

Don Juan

Gaúchos On Line

Loja Triunfante

Lical Calçados e Assessórios

Varejão Paulista

Vip Jeans

Futsal Academy (Ginásio João Marek) 

Diehl e Weber Advogados Associados

Casa dos Filtros Continental

Amo Perfumes

SOS Costureira

Loja Marchiori

 

Doações em dinheiro via pix podem ser feitas pelo CNPJ 92 958 800 0001 38, em nome do Governo do Estado, no Banrisul. O QR Code também está disponível no instagram @governo_rs 

 

ESTRADAS DO INTERIOR 

Quanto à trafegabilidade de estradas do interior, que é algo que também preocupa em períodos de grande volume de chuva, Salles garante que todas estão em boas condições, assim como as pontes. Neste momento não há expectativa de interdição de algum trecho. O setor segue monitorando, junto com a Polícia Rodoviária Federal - PRF, de um trecho da BR 285, ao lado do acesso ao bairro Ouro Preto e em frente a entrada para o Sest Senat. Lá existe risco de debarracamento do terreno por causa da umidade do solo. O acostamento foi isolado por cones e recomenda-se cautela para quem trafega pelo trecho. 

Trecho sob monitoramento na BR 285 (Foto Divulgação) 

Data: 04/05/2024 - 13:50

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE