CULTURA

Começa nesta sexta-feira (26) o 1º Seminário de Tropeirismo de Carazinho

Foto Divulgação

 

Por ocasião da Semana do Tropeirismo em Carazinho e o Dia do Tropeiro, instituídos por lei aprovada em 2023 na Câmara de Carazinho, a Associção Cultural e Tradicionalista Tropeiros de Carazinho promovem o 1º Seminário do Tropeirismo, neste fim de semana, dias 26, 27 e 28 de abril, no Centro de Eventos La Salle (antigo Juvenato), no bairro Oriental.

 

Conforme o patrão da entidade, Adari Francisco Ecker, a programação envolverá especialistas no tema, a fim de preservar e divulgar a importância história que o tropeirismo teve para o desenvolvimento do sul do Brasil, tendo sido muito marcante também em Carazinho. 

 

A entidade conduzida por ele e que reúne tradicionalistas e pessoas que possuem apreço pela riqueza história do movimento, tem como patrono João Hugo da Silva, hoje com 98 anos e um dos últimos tropeiros ainda vivos no Rio Grande do Sul. Toda pessoa interessada no assunto é convidada a prestigiar o evento que inclusive realizará, como última atividade, um desfile de mulas pela Avenida Flores da Cunha, numa clara referências às tropeadas de tempos atrás. 

 

A programação: 

26 de abril:

  • 19h30min - Abertura oficial
  • Palestra Senatro - Seminário Nacional de Tropeirismo e seus objetivos e importância (Professora Lucila Sgarbi dos Santos - Bom Jesus/RS)

27 de abril: 

  • 8h30min - A Rota Histórica do Passo do Pontão SC-RS (Terezinha Fornari Carneiro e Dirceu José Carneiro - Lages-SC)
  • 10h - O Legado do Último Caminho das Tropas Pela Região Norte do Rio Grande do Sul (Sérgio Tasso - Novo Xingú/RS)
  • 11h - Comunicações/Experiências Pessoais (Fátima Dornelles, Luciano Prado, João Hugo da Silva, Sandro Silva)
  • 12h - Almoço
  • 14h - A Importância do Tropeirismo na Formação do Brasil (José Nevton Sperry - Carazinho/RS)
  • 15h30min - Caminhos dos Tropeiros e Povoamento de Carazinho e Região (Adari Francisco Ecker - Carazinho/RS)
  • 17h - Comunicações/Experiências Pessoais (Adari Francisco Ecker, Hugo Mariani Filho, Wagner Medeiros)

 

28 de abril:

  • 9h - Tropeada no centro de Carazinho, a partir do local do evento, passando pela Avenida Flores da Cunha até o Recanto do Tropeiro (Bairro Conceição)
  • 12h - Almoço e encerramento

 

O trajeto da tropeada

A comunidade carazinhense e regional terá a oportunidade de acompanhar uma tropeada durante a programação do 1º Seminário de Tropeirismo de Carazinho, marcado para o final deste mês (dias 26, 27 e 28 de abril). Era com esta técnica que os tropeiros conduziam centenas de mulas do sul do Brasil até Sorocaba, em São Paulo, importante centro comercial no final do século 20 e início do 21. 

 

A hoje Avenida Pátria, já chamada de Rua das Tropas, era um dos principais caminhos percorridos pelos tropeiros. Um trecho dela será incluisive rota para a tropeada que ocorre no domingo (28). A saída será no Centro de Eventos La Salle, sede do evento, percorrendo as ruas Sergipe, Mato Grosso e Ceará, alcançando a Avenida Flores da Cunha. Os tropeiros percorrerão o sentido rodoviária-centro até a Praça Albino Hillebrand, onde ingressam na Rua Bernardo Paz, chegando até a Avenida Pátria. 

 

Nesta, vão até a Praça Alfredo D'Amore, em frente ao HCC, fazem o retorno, ingressam na Rua Pedro Vargas e chegam a Praça Albino Hillebrand. Pela Avenida Flores da Cunha, tomam o sentido para o bairro Glória, ingressando na Rua Dr Eurico Araújo, acessando o bairro Conceição. Em frente ao Recanto São Vicente de Paulo pegam a esquerda pela Senador Salgado FIlho até o Recanto do Tropeiro, sede da Associação. 

Data: 26/04/2024 - 08:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE