AGRO

Emater prevê safra de soja com boa produtividade para Carazinho

Foto Divulgação/Emater Carazinho

 

Periodicamente, os servidores da Emater e IBGE, além de lideranças do setor, reúnem para analisar os números do agronegócio carazinhense e projetar safras. Para a atual safra de soja, que está sendo colhida em muitas lavouras, a expectativa é para uma boa produtividade, embora muitas áreas não chegarão a níveis extraordinários como em anos anteriores. 

 

Renato Serafini, chefe do escritório da Emater de Carazinho, analisa que as primeiras lavouras variaram entre 65 a 90 sacas por hectare. Se em safras anteriores a vilã foi a estiagem, desta vez a ferrugem foi a inimiga dos produtores. E os maiores prejuízos causados por ela são em lavouras de pequenos agricultores que por alguns motivos não conseguiram tratar o problema de forma adequada. 

 

Por outro lado, produtores maiores conseguiram contornar a situação com um pouco mais de facilidade. "Conversando com revendas de produtos agrícolas, ouviu-se muito de que os estoques de fungicidas foram praticamente todos vendidos", salienta ele. Serafini cita também, que ocorreram casos pontuais em que as chuvas provocaram erosões nas lavouras levando fetilizantes importantes para o desenvolvimento das lavouras o que fatalmente incidirá na produtividade. 

Data: 03/04/2024 - 15:49

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE