POLÍTICA

Executivo de Carazinho tem novas mudanças no secretariado

Foto Arquivo/O Correspondente

 

Em ano eleitoral é natural que ocorram mudanças relacionadas à que ocupa secretarias ou departamentos da administração pública, até porque, quem tem interesse em concorrer nas eleições precisa desincompatibilizar-se dos cargos públicos. 

 

Recentemente, Estevão De Loreno (PSB) deixou a secretaria de Obras, dando lugar ao servidor Fernando Cavalheiro. Eleito vereador no pleito passado, De Loreno retornou à Câmara, reassumindo a cadeira que até então estava sendo guardada pelo colega de sigla, Alcindo de Quadros. 

 

O mesmo aconteceu com Tenente Costa (MDB). Secretário Geral de Governo durante boa parte do período em que Milton Schmitz está prefeito, também deixou a posição para reassmir mandato no Legislativo, na cadeira de Deninson Costa, do mesmo partido. Na prefeitura, no lugar de Tenente está o ex-diretor de Esportes, Gilson dos Santos, que foi substituído em seu departamento por Alfredo Gartner. 

 

Uma das novidades das últimas horas está em mais uma mudança de comando na secretaria de Desenvolvimento. Jair da Cruz saiu e o substituo é João Batista de Andrade, diretor de indústria e comércio até então. O prefeito Milton Schmitz também promoveu a volta de Jorge Dutra, que conforme publicação no mural da prefeitura agora é assessor de governança pública. Dutra, que é ex-presidente do MDB atutou como secretário Geral de Governo no início do primeiro mandato de Schmitz. 

 

Já na Câmara, a especulação de que João Hartmann deixaria o MDB se confirmou. Ele retornou ao PSDB, sigal pela qual já disputou a prefeitura de Carazinho como candidato a vice-prefeito. 

 

As trocas de partidos por pessoas que ocupam cargos eletivos, como é o caso de vereadores, a chamada janela partidária, sem prejuízo ao mandato, segue até sexta-feira (5). Pessoas que ocupam cargos públicos e pretendem concorrer devem desincompatibilizar-se seis meses antes do pleito. 

Data: 02/04/2024 - 16:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE