AGRO

Estrelas do mundo das abelhas estarão no Encontro Abelheiro

Foto Divulgação

 

Sucesso em sua primeira edição, o Encontro Abelheiro tem data definida para 2024. A segunda edição do evento acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Carazinho-RS e já tem algumas atrações confirmadas pela comissão organizadora.

 

Um dos destaques do Encontro Abelheiro 2024 é a Arena 360°, espaço que oferecerá ao público palestras, workshops interativos, oficinas práticas e muitas outras atrações. Todas essas atividades serão conduzidas por grandes nomes ligados ao segmento das abelhas, o chamado “Dream Team”, o time dos sonhos, do Encontro Abelheiro.

 

- São criadores de abelhas, pesquisadores e demais profissionais vinculados ao segmento selecionados de forma muito criteriosa. Alguns desses nomes estiveram no Encontro Abelheiro do ano passado e participam do evento novamente em 2024. São 15 nomes de peso em nosso “Dream Team”, uma verdadeira seleção brasileira de especialistas em abelhas – ressalta Luis César Gerevini de Souza, presidente do Encontro Abelheiro.

 

“Dream Team” do Encontro Abelheiro

Confira quem é cada um dos integrantes do “Dream Team” do Encontro Abelheiro:

 

Alice Borges Ferreira (ex-professora da UFRGS)

Alice Borges Ferreira é zootecnista, com mestrado em Agronegócios. Atualmente é doutoranda em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já atuou como professora de Apicultura pela mesma instituição e é apicultora também. Atua nas áreas de abelhas sem ferrão e abelhas melíferas.

 

Aroni Sattler (ex-professor da UFRGS)

Formado em Agronomia, com Mestrado em Fitotecnia. Possui Doutorado por “Notório Saber em Apicultura” pela UFRGS e atuou na instituição como professor em Apicultura. Foi diretor do Parque Apícola de Taquari (Fepagro), presidente da Federação Apícola do RS, membro efetivo do Comitê Técnico Científico da Confederação Brasileira de Apicultura e membro efetivo do Comitê Nacional de Sanidade Apícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2003.

 

Gabriel Benoski (Abelhando Mundo Afora)

Gabriel Benoski, junto com sua parceira Giulia Forjaz, é meliponicultor e ambos são apaixonados pelo potencial das abelhas sem ferrão de regenerarem o meio ambiente. Juntos fundaram o Projeto Abelhando Mundo Afora e hoje são uma das maiores referências em meliponicultura do planeta. Com mais de 3 mil alunos desde 2020, formam a maior comunidade de meliponicultores conscientes do Brasil.

 

Gustavo Nadeu Bijos (Clube TECNOAPIS)
Médico Veterinário pela Uniderp, é apicultor desde 1997. Palestrante em eventos nacionais e internacionais, já foi coordenador da Câmara Setorial de Apicultura do Mato Grosso do Sul (2007 – 2017) e presidente da Federação de Apicultura do Mato Grosso do Sul (2010 – 2017). Foi criador do primeiro curso online de Apicultura do Brasil e é idealizador e organizador da Expo Tecnoapis.

 

Hiago Eustáquio Albino Alves (Canal Melífica)

Técnico em Meio Ambiente e advogado. Sua paixão e especialidade é trabalhar com seleção genética de abelha rainha pelo método experimental. Desta forma, melhora o desenvolvimento e performance dos demais enxames através da criação de abelha rainha pelo método da enxertia. Com essas duas técnicas, impulsiona a produção e a qualidade do mel e o desenvolvimento do empreendimento, fazendo com que o retorno seja mais rápido e efetivo.

 

Higor Rodrigues (Canal Vida das Abelhas)
Higor Rodrigues é criador do canal Vida das Abelhas, um dos maiores canais de Abelha sem Ferrão do Brasil, com cerca de 310 mil inscritos. Cria abelhas desde os 16 anos. Atualmente possui cerca de 200 caixas em seu meliponário, que fica na cidade de Timóteo, em Minas Gerais, onde ele reside.

 

Jana Mello (Mel e Cravo)

Janaína Mello, mais conhecida como Jana Mello, é criadora de abelhas sem ferrão e educadora de cosméticos naturais com insumos das abelhas. Ministra cursos online e presenciais. Idealizadora da linha de cosméticos naturais Mel e Cravo e do Parque Mel e Cravo dedicado à conscientização e preservação das abelhas sem ferrão.

 

Juliano Abelha (Canal Juliano Abelha)

Juliano Rocha de Souza Cordeiro, mais conhecido como Juliano Abelha, é produtor rural, empresário e criador de conteúdo digital. É formado em Apicultura Básica e está cursando técnico em zootecnia. Também possui formação em produção e seleção genética de abelhas rainhas. Juliano Abelha também é o nome de seu canal no YouTube. Possui 139 mil inscritos e é um dos canais de apicultura mais vistos do Brasil. Ele ressalta viver 100% da apicultura.

 

Luiz Wolff (Embrapa Clima Temperado)

Pesquisador da Embrapa, Wolff é engenheiro agrônomo, mestre em Fitotecnia e Doutor em Recursos Naturais e Gestão Sustentável. Atuante desde 1987 até a atualidade, possui expertise na área apícola e agroecológica e no associativismo e cooperativismo para a certificação da produção orgânica. Tem larga bagagem técnica e científica em manejo de colmeias e produção de mel, assessoria em agroecologia e produção orgânica e em ecotecnologias. Trabalha na Embrapa há 19 anos como pesquisador em abelhas e polinização.

 

Marcelo Chiappetta (Agricultor)

Criado em uma fazenda, com a vida dedicada à agricultura e atividade como produtor agrícola depois de formado em Agronomia na UFRGS. Nos últimos 20 anos, esteve em mais de 25 países participando de atividades sobre gestão agrícola, inovações, biotecnologias e manejos sustentáveis. Atualmente trabalha no desenvolvimento estratégico de novas soluções para aumentar a rentabilidade na fazenda, utilizando técnicas da agricultura sustentável e regenerativa.

 

Mikhael de Mattos Marques (Médico)
Dr. Mikhael de Mattos Marques é médico e palestrante. Tem formações no Brasil e na Alemanha em Medicina Antroposófica e Apiterapia e também na Itália (Reac). É co-fundador do Instituto Olíbano de Medicina Personalizada.

 

Orlando Morschel (Meliponicultor)

Na propriedade onde vive, havia criação de abelhas desde a sua infância, mas foi a partir de 2008 que começou a estudar e fazer cursos sobre o segmento e se tornou um apaixonado por abelhas. Possui entre 1.500 a 1.700 enxames atualmente em sua propriedade e trabalha com a multiplicação de enxames, um dos temas sobre os quais ministra palestras, além de falar sobre o manejo adequado com abelhas. Também trabalha com produtos oriundos das abelhas e até mesmo cerveja feita a partir do mel.

 

Ricardo Camargo (Embrapa Meio-Norte)

Biólogo, com Mestrado em Zoologia, Doutorado em Zootecnia na área de Nutrição e Produção animal (UNESP-Botucatu/SP) e Pós-Doutorado - Tipificação de Méis (Departamento de Química-Unicamp). É pesquisador da Embrapa (Meliponicultura, Apicultura, Agroecologia), coordenador das Comissões de Estudo Especial da Cadeia Apícola e Meliponicultura na ABNT, diretor fundador da Associação de Meliponicultores do estado de São Paulo e atual presidente da Abremel.

 

Thiandra Cristina Sangaletti (Melinponário Rainha do Sul)

Formada em Ciências Biológicas e pós-graduada em Biologia da Conservação da Natureza. Também é formada em Meliponicultura Profissional. Possui criação racional de abelhas nativas sem ferrão e conta com um plantel composto de 12 espécies nativas, algumas para manejo zootécnico, outras para projetos de educação ambiental que desenvolve em escolas. A partir da cera, mel e própolis, elabora cosméticos naturais e produtos de cuidados com a saúde.

 

TnA Nunes (Canal TnA Nunes)

Tiago Nunes, também conhecido como TnA Nunes, começou a trabalhar com apicultura há 18 anos. Possui um canal no YouTube, o TnA Nunes, onde compartilha seus conhecimentos e experiências práticas vividas na criação de abelhas e foi o primeiro canal de apicultura no Brasil a atingir 100 mil inscritos. Atualmente soma mais de 340 mil inscritos no canal. TnA Nunes é de Rolim de Moura-RO e também ministra cursos de formação de apicultores e de produção de abelhas rainhas.

 

O Encontro Abelheiro

O Encontro Abelheiro teve sua primeira edição em 2023, sendo promovido pela empresa Védera em co-realização com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi). O evento reuniu mais de 70 expositores integrantes da cadeia produtiva das abelhas, pesquisadores, produtores e um público de mais de 3,5 mil pessoas. A programação teve várias atrações, palestras, oficinas práticas e rodadas de negócios, que geraram uma movimentação financeira superior a R$ 350 mil.

 

A segunda edição do Encontro Abelheiro acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Carazinho-RS, sendo realizada pela Védera novamente em co-realização com a Ucapi e também em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além da Arena 360° e da presença do “Dream Team”, a comissão organizadora trabalha na definição de mais atrações para a programação.

 

Data: 02/04/2024 - 15:30

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE