ECONOMIA

Governo do RS recua e adia em 30 dias decretos relacionados ao ICMS

A sede do Governo Gaúcho (Foto Divulgação/Palácio Piratini)

 

O Governo Estadual comunicou ontem (28) o adiamento da entrada em vigor dos decretos previsto para abril e que, entre outras questões, alterava alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - ICMS. O anúncio veio depois do Governador Eduardo Leite (PSDB) receber 24 entidades representativas que sugeriram a retomada do aumento da alíquota modal como alternativa. 

 

Há várias semanas ocorria mobilização das classes produtivas no sentido de chamar atenção do chefe do Executivo para possíveis efeitos das medidas. Empresários de Carazinho chegaram a convocar coletiva de imprensa para debater o assunto, assinalando que os preços de vários produtos, inclusive gêneros alimentícios de primeira necessidade, seriam remarcados. Uma das consequências projetadas era a queda do consumo visto que muitas famílias não teriam mais condições financeiras para comprar determinados alimentos. 

 

Os decretos, que também cortavam incentivos fiscais, passam a valer apenas em 1º de maio e nos próximos 30 dias, o assunto deverá ser analisado profundamente e a expectativa é que Leite considere a sugestão dada pelas entidades na reunião desta semana. Uma das lideranças presentes na ocasião foi o presidente da Cotirjal, Nei Cesar Manica. 

Data: 29/03/2024 - 11:55

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE