GERAL

Carla Fachim traz experiência profissional para empreendedoras de Carazinho

 

A jornalista e digital creator Carla Fachim esteve em Carazinho ontem (26) para a palestra "Mudança de Tela". O evento foi o primeiro organizado pelo recém criado Núcleo da Mulher Empreendedora da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Carazinho e contou com a parceria do Sebrae e do Sesc, que inclusive foi palco do encontro. 

 

O presidente da CDL, Zani da Costa Santos, está em viagem a trabalho e enviou uma mensagem por vídeo, que foi divulgada na abertura do evento. A empresária Simone Braum, que faz parte da diretoria da entidade, destacou a trajetória profissional da palestrante. "O tema desta palestra, "Mudança de Tela", é especialmente significativo. Ele nos convida a refletir sobre as transformações em nossas vidas e como elas podem nos impulsionar para novos horizontes. E que honra é para nós ter como palestrante uma jornalista com mais de 25 anos de experiência, agora trilhando um novo caminho profissional. É uma história de coragem, determinação e visão. A trajetória desta jornalista, que agora navega nas águas desafiadoras do empreendedorismo, é um testemunho do poder da reinvenção pessoal e profissional.
Hoje, reunimos não apenas para ouvir uma história inspiradora, mas também para celebrar o espírito empreendedor que está vivo e pulsante em nossa comunidade", ressaltou. 

 

Como sugere o título, Carla conta sua trajetória profissional, com ênfase nos desafios que enfrentou quando decidiu deixar o Hard News para criar conteúdo na internet, algo que segundo ela, lhe traz muita satisfação pessoal e profissional. Fases importantes da vida dela, como a decisão pela maternidade, com o enfrentamento de dois abortos expontâneos e a persistência para realizar o sonho de ser mãe, além da trajetória da carreira que iniciou em Cruz Alta e chegou a Porto Alegre, fazem parte da fala da profissional que encantou o público. Quem esteve presente se sentiu a vontade para fazer questionamentos no final da palestra. 

 

Com a palestra, Carla objetiva inspirar outras pessoas, especialmente mulheres e lutar pelos objetivos e alcançar o que se deseja. No final, ela atendeu cada uma das pessoas que foram ouvi-la, tirando fotos e trocando ideias. Do Núcleo da Mulher Empreendedora ela recebeu uma cesta com produtos das integrantes do grupo que atuam em vários segmentos do varejo e da prestação de serviços de Carazinho. 

 

"Estou em todas as redes sociais. Se tiver mais alguma, lá estarei. Eu gosto do conhecimento. A gente tem que ter medo do que não conhecemos, por isso quando tem novidade temos que ir atrás para dominá-la e aí você decide se é bom para você ou não. Mas primeiro é preciso conhecer. Conhecendo você fará uma escolha", disse ela, referindo-se à decisão de deixar a empresa onde trabalhava para se tornar criadora de conteúdo, algo que ela tinha vontade de experimentar. "Chegou o momento da minha escolha. Eu tinha essa necessidade, primeiro a maternidade, depois de me movimentar no lado profissional, ams encantada com todas as possibilidades que a internet sempre nos ofereceu. Paralalelo a isso eu vivia o momento em que o jornalismo tinha pautas não tão positivas na minha vida", colocou ela, salientando os impactos que a pandemia teve na vida dela, quando diariamente precisava noticiar mortes pela doença e assim como outras pessoas corria risco de contrarir o vírus e contaminar outras pessoas. "Quem deixou de ligar a TV, o rádio, ou de ler o jornal porque não aguentava mais ouvir sobre a Covid-19? Eu não tinha esta opção. Eu tive que por dois anos e meio, todos os dias, fazer contagem de mortos, de vacinas, contar historias que me doíam, de pessoas que não puderem se despedir das pessoas que amavam", pontuou. 

 

Por fim, a palestrante conversou com exclusividade com O Correspondente e falou, inclusive, sobre jornalismo e a importância da valorização dele com a repórter Mara Steffens. 

Data: 27/03/2024 - 08:30

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE