POLÍTICA

Legislativo inclui eventos da Correcar no calendário oficial do Município

Foto Divulgação/Elisandra Nunes

 

A Associação de Corredores de Rua de Carazinho - Correcar esteve representada na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (25) pelo presidente Douglas Edoardo Müller e a vice Denise Moura. A sessão tinha em pauta dois projetos de lei, sugeridos pelo vereador Daniel Weber, que coloca dois eventos da entidade no calendário oficial do Município de Carazinho. O PLL 13/2024, relacionado ao Carazinho Trail Run, e o PLL 14/2024, sobre o Correcar Kids. 

 

Müller inclusive usou a Tribuna Livre, previsto sempre na última sessão de cada mês. Durante sua fala, o presidente da Correcar fez um resumo sobre a história da entidade que possui pouco mais de 10 anos de existência e tem por objetivo principal fomentar a prática de um esporte em prol da saúde e do bem-estar. Sobre os eventos que se tornaram oficiais em Carazinho, já que obtiveram a aprovação inânime dos parlamentares, Müller ressaltou a grande repercussão que tiveram em 2023, quando foram realizados pela primeira vez. O Carazinho Tril Run, que ocorreu em junho envolveu 325 atletas de 45 cidades do Rio Grande do Sul e 3 de municípios catarinenses, que foram desafiadas a correr e caminhar no Parque Natural Alberto Xavier da Cruz. Para 2024, o evento já possui 430 inscrições, projetando novamente que o evento será sucesso. Desta vez ele está agendado para o dia 28 de abril. 

 

Quanto ao evento infantil, realizado em outubro, foram 204 inscrições. A grande procura surpreendeu a Correcar que havia projetado 150 vagas iniciais. 

 

Além destas iniciativas, a entidade que possui atualmente 191 associados pretende lançar novas ações como o projeto que será desenvolvido em parceria com o Sesc que proporcionará palestras semanais com temas como educação física, nutrição, fisioterapia e cuidados com o coração. Outra iniciativa é o subsídio de parte do deslocamento dos corredores da entidade que competem em outras cidades, como forma de incentivar a participação de provas regionais. 

 

Douglas Edorado Müller citou ainda que a adoação de uma atividade física é fundamental para a promoção da saúde e que a longo prazo terá impactos significativos nos investimento ações que remediam a falta de saúde das pessoas. Sugeriu, portanto, que os poderes públicos invistam na promoção do esporte. Por fim, citou exemplos práticos, de colegas de Correcar, que encontraram na corrida um novo estilo de vida, ganhando em saúde física e também mental. 

 

Outro PLL

Também estava na pauta e foi aprovado por unanimidade, o PLL 16/2024, também de autoria de Daniel Weber, que institui no calendário oficial do Município o "Dia do Desafio voltado para familiares de pessoas com deficiência". A ideia é promover nos espaços públicos um dia de atividades voltadas em prol da saúde mental, bem estar físico e laser das pessoas com deficiência, sempre durante o mês de abril. 

Data: 25/03/2024 - 20:15

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE