GERAL

Sono x Produtividade é tema do primeiro "Café, Liderança e Gente" do ano na ACIC

Fotos Mara Steffens/O Correspondente

 

A Associação Comercial e Industrial de Carazinho - ACIC retomou o projeto "Café, Liderança e Gente" em 2024 e o primeiro encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (21), na sede da entidade. Além da entidade, Francielli Gross, da Engenharia de Líderes Academy, atua na realização. 

 

"Sono x Produtividade: as mentiras que te contaram" foi o tema abordado pela fonoaudióloga Sabrina Lasch, proprietária da Clínica Sabrina Lasch Audição e Sono, sediada em Sarandi. Ela abordou questões importante da qualidade do sono e a influência dela no mundo corporativo. 

 

A profissional revelou que o sono do ser humano é controlado pela luz solar, por isso, ai anoitecer, o organismo libera melatonina, hormônio que prepara o corpo para o descanso. Por isso, dormir durante o dia (em vez da noite), não é o ideal. Sabrina recomendou que as pessoas que trabalham no turno da noite, o façam por determinados períodos, até dois anos. 

 

Ainda segundo ela, a falta de qualidade do sono reflete em prejuízos e a curto e longo prazos. Quem não dorme bem pode apresentar falta de memória e atenção, oscilações de humor e até ganho de peso. Com o tempo podem surgir doenças degenerativas e hipertensão. No trabalho, alguém que teve uma noite de sono insuficiente pode perder a concentração, dificuldades na tomada de decisões precisas e perder detalhes da rotina. "Se as pessoas cuidassem do sono, a vida acordada seria melhor", destacou ela. 

 

Sabrina Lasch sugeriu também que para bsucar uma melhor qualidade do sono, as pessoas adotem uma rotina de dormir e acordar nos mesmos horários. Além disso, ela salientou que quando se encontra dificuldades em ter um sono de qualidade, se busque ajuda profissional. É preciso, ainda, conforme ela, tomar cuidado com as falsas informações difundidas pelas redes sociais a partir do tema, inclusive por pseudoprofissionais, que fazem surgir alguns mitos. Um dos exemplos citados por ela é a informação errônea de que para a pessoa ser bem sucedida no trabalho, precisa estar dormindo entre 20h e 22h. 

Sindicar (patrocinador do evento), através do presidente Moisés Santos, e Francielli Gross entregaram um mimo para a palestrante 

Data: 21/03/2024 - 12:07

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE