SAÚDE

CAPSII registra menos atendimentos em janeiro

 

É uma redução pequena, mas importante. Em janeiro de 2024, o Centro de Atendimento Psicosocial - CAPSII de Carazinho antedeu 260 pacientes. Foram 20 a menos em relação ao mesmo período do ano passado. O número ainda é considerado alto, segundo a coordenadora Cristiane Rossi de Oliveira. "No entanto, graças às nossas ações, os atendimentos realizados pelos profissionais nos ESFs este número vem diminuindo", salienta ela. 

 

O fluxo da saúde mental preconiza que o paciente busque o primeiro atendimento nas unidades de saúde dos bairros, mas o CAPSII é um serviço de portas abertas, o que significa que os usuários são acolhidos se forem até lá solicitar atendimento. Cristiane explica que ingressando nas ESFs os profissionais fazem três intervenções, inclusive medicamentosas, casos necessário. A partir de uma avaliação é verificado se há necessidade de encaminhamento para especialista, que está a disposição no CAPSII.

 

Ainda conforme Cristiane, em 2023, o CAPSII atender cerca de 5.550 pacientes. 

 

A atenção à saúde mental se intensifica no mês de janeiro por causa da campanha Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Data: 30/01/2024 - 16:19

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE