GERAL

Conselheiras tutelares tomam posse para mandato até 2027

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Patrícia Wagner, Ciliana Borghetti, Márcia Bugs, Maria Eduarda Schneider, Duana Bodanese (titulares) e Iva Janir (suplente) tomaram posse na manhã desta quarta-feira (10) para a nova gestão do Conselho Tutelar, que vai até 2027. A cerimônia foi na prefeitura, na presença da prefeita Valéska Walber, da presidente do Comdica, Aline Zirbes, da dirigente de Educação, Sandra Bandeira Guerra, do secretário geral de Governo, Tenente Costa, do vereador Valdoir Lima, do presidente do Conselho de Saúde e outras personalidades ligadas à rede de apoio à criança e ao adolescente, além de familiares das conselheiras. 

 

Na abertura do evento, a presidente do Comdica salientou a importância do trabalho do Conselho Tutelar. "Estamos muito felizes em receber vocês pois sabemos da importância do trabalho de vocês, que é imprescindível, indispensável e que tem um retorno muito grande para nossa comunidade", pontuou. Aline Zirbes também informou que ocorreram alguns problemas na sala ocupada pelo Conselho Tutelar atualmente, como infiltrações causadas pelas recorrentes chuvas, e o proprietário do imóvel foi acionado em outubro para realizar os reparos necessários e este teria demorado um pouco para se manifestar, mas já está providenciando a reforma. Além disso, de acordo com ela, secretaria de Desenvolvimento Social e Comdica estão procurando um novo local, diante da demanda de ter pelo menos cinco salas separadas para atendimento individualizado. 

 

Valéska Walber recordou o trabalho que realizou junto ao Conselho, enquanto psióloga, logo que iniciou a carreria, e do quanto esta experiência enriqueceu sua vivência profissional e pessoal, uma vez que se afeiçoou a cidade e passou a querer viver aqui a partir deste trabalho. "Sei da importância do trabalho de vocês junto às famílias. Sabemos que vocês fazem a diferença na vida das famílias, porque muitas vezes foram tutores de resiliência, que estenderam a mão, mostraram o caminho. Parabéns pela missão de vocês", colocou. 

 

Entre as empossadas, o sentimento era de gratidão e de expectativa pelo trabalho. "É meu terceiro mandato que assumo e sempre é um desafio. No primeiro era maior porque era diferente do que eu trabalhava, agora é o terceiro, mas não posso dizer que é uma continuação porque cada dia é diferente. Temos colegas novas e segue sendo um desafio. Contamos muito com o apoio da comunidade e com a rede de proteção para fazermos um bom trabalho", disse Ciliana Borghetti. 

 

Márcia Bugs assume a função pela primeira vez. "Quero desenvolver o trabalho da melhor forma possível, trazendo minha experiência para o conselho. Estou ansiosa, mas confiante de que vamos realizar um bom trabalho", mencionou. Duana Bodanese também é conselheira tutelar pela primeira vez. "Estou muito feliz. Vamos aprender muito no dia a dia para somar com as demais colegas, ajudando esta causa tão nobre. Estou a disposição da sociedade", resumiu. 

 

Maria Eduarda Moraes Schneider lembrou da confiança depoisitada pelas pessoas que a elegeram. "Estou feliz em saber que 334 pessoas confiaram em mim, acreditaram no meu trabalho para defender os direitos das crianças e dos adolescentes. Eu já estava no conselho desde 2021, mas hoje fui empossa novamente, prometendo à comunidade realizar um bom trabalho. Tenho certeza de que com o apoio cosneguiremos fazer um trabalho muito bacana", declarou.

 

"O sentimento é de gratidão porque a comunidade confiou em nós. Vamos seguir trabalhando bastante, com comprometimento e dedicação", resumiu Patrícia Wagner.

 

Eva Janir, que teve dois mandatos como titular e agora está suplemente também declarou estar satisfeita. "Espero poder contribuir ainda. Sou muito grata por tudo", destacou. 

Data: 10/01/2024 - 10:25

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE