POLÍCIA

Mais 11 municípios farão parte da área de abrangência do 38º BPM

Foto O Correspondente/Arquivo

 

Além dos 24 municípios em que já atua, o 38º Batalhão de Polícia Militar - BPM ganhará mais 11 cidades de abrangência. A medida, conforme o Major Juliano Moura, comandante do batalhão, faz parte de uma reorganizado da Brigada Militar, com o objetivo de integrar melhor as regiões com a Polícia Civil. Desde forma, os municípios que atuam cada um dos batalhões serão os mesmos das delegacias regionais. No caso do 38 BPM, a abrangência coincide com a 28ª DPRI. 

 

Desta forma, em breve, farão parte do batalhão sediado em Carazinho Colorado, Constantina, Engenho Velho, Novo Xingu, Lberato Salzano, Três Palmeiras, Barros Cassal, Anta Gorda, Arvorezinha, Ilópolis e Putinga. "Em 2024 a Brigada Militar estará em transformação, nas organizações das suas áreas de atuação. Foram criadas as chamadas regiões integradas da segurança pública, as chamadas Risp, em que a mesma área da atuação da Brigada Militar será da Polícia Civil, para facilitar a integração. Isso demandará praticamente mais 50% de esforço nosso, em planejamento, em ações. Algumas coisas estão sendo realinhadas dentro das unidades, desde o andamento até o efetivo necessário para cada localidade. Este estudo está sendo feito e durante o ano será ajustado", detalha o comandante. 

 

Conforme divulgado pelo Governo do Estado, as Risp são um novo arranjo das microrregiões estaduais, unindo municípios com demandas comuns, para que sejam instalados Centros Integrados de Comando e Controle - CICC, com a presença de todos os órgãos de segurança, possibilitando customizar políticas às realidades locais. 

 

Até agora, o 38º estava subdividida em três companhias de policiamento ostensivo. A 1ª Companhia, com sede em Carazinho, compreende ainda os municípios de Não-Me-toque, Victor Graeff, Chapada, Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul e Santo Antônio do Planalto. A 2ª companhia, com sede em Soledade, integra os municípios de Tio Hugo, Itapuca, Ibirapuitã, Tapera, Lagoa dos três Cantos, Espumoso, Mormaço, Campos Borges, alto Alegre, Fontoura Xavier, São José do Herval, ainda, a 3ª companhia, com sede em Sarandi, compreende os municípios de Barra Funda, Nova Boa Vista, Ronda Alta e Rondinha.

 

Além da mudança estrutural, o batalhão sediado em Carazinho está recebendo, nos próximos dias, dois capitães, que serão apresentados oportunamente à comunidade. Um deles será destacado para atuar em Soledade e outro ficará na sede. O Capitão Aires, que está em Carazinho, deve ser transferido para Marau. 

Data: 10/01/2024 - 08:01

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE