ESPORTES

Projeto que cria secretaria de Esportes em Carazinho será encaminhado ao Legislativo em fevereiro

Ginásio da Fundescar é um dos bens que passam a ser do Município (Foto O Correspondente/Arquivo)

 

Com a extinção da Fundescar, aprovada no Legislativo no fim de 2023, o Município de Carazinho criará a secretaria de Esportes. O projeto já está em elaboração na secretaria de Administração e deve ser encaminhado ao Legislativo nos primeiro dias de fevereiro, já que a Casa está em recesso. 

 

A mesma estrutura existente no Departamento de Esportes, hoje vinculada a secretaria Geral de Governo, permanece. A única mudança, de acordo com o secretário Tenente Costa, é a criação do cargo de secretário para a pasta. Hoje, o direitor é GIlson Haubert, o que indica que a promoção dele para o cargo será algo natural. 

 

A verba de R$ 100 mil, previsto no orçamento de 2024 e que seria destinada para a Fundescar, passa a ser da secretaria. Durante o ano, conforme a necessidade, haverá suplentação orçamentárias, além das rubricas que para o segmento que já seriam para o departamento. 

 

Conforme Costa, os patrimônios da Fundescar que com a extinção passam a ser do Município - Estádio Paulo Coutinho, Ginásio e Campo do Glória - estão sendo repassados com as mudanças das documentações em cartório. Quando ao nome, a nova secretaria deve se chamar De Esportes e Lazer. 

 

Atualmente, o departamento de Esportes funciona junto à Acapesu, mas a expectativa é que no futuro, com a conclusão do Complexo Esportivo, haverá um espaço próprio para abrigar a secretaria. A expectativa é que em março a nova secretaria já esteja estruturada e em funcionamento. "É um avanço. Aqui, junto a secretaria Geral de Governo, não conseguimos acompanhar tudo. Além disso, ela terá mais condições de ampliar competições, eventos, enfim, inclusive com um calendário anual", avalia Tenente Costa. 

Data: 09/01/2024 - 13:44

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE