POLÍTICA

Ronaldo Nogueira sobre 2024 no Congresso: "tem temas que precisa ser encarados de frente"

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Carazinho voltou a ter dois representantes na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 8 de novembro de 2023. Foi neste dia que Ronaldo Nogueira, ex-ministro do Trabalho e hoje integrande do Republicanos, reassumiu vaga na casa legislativa. O carazinhense é suplemente de Carlos Gomes, presidente do partido no Rio Grande do Sul e que se licenciou para assumir função no Governo do Estado. 

 

Nogueira conversou nesta semana com O Correspondente para projetar 2024. Disse que assim que assumiu procurou se inteirar de projetos de lei que considera importantes e que precisam voltar a tramitar em Brasília. Destes ele destacou dois, sendo que o primeiro trata da gratificação natalina (o conhecido 13º) para as pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada - BPC. "São idosos que recebem benefício de um salario mínimo, além de portadores de deficiência. No entanto, eles não tem 13º. Este projeto está tramitando e havemos de trabalhar para que ele possa ser efetivado. Se Deus quiser, até o final do nosso mandato, que deve se encerrar em março de 2026, já teremos estes 5 milhões de brasileiros com sua gratificação", disse o parlamentar. 

 

O segundo projeto de autoria de Nogueira e que ele pretende dar andamento trata da saúde e pretende diminuir filas de espera para procedimentos, consultas, exames, cirurgias... "Temos milhares de pessoas esperando. Esta fila não anda e as pessoas estão sofrendo. A enfermidade evolui por falta de tratamento especializado. Apresentamos um projeto que incentiva a filatropia, mediante um crédito tributário, para que especilistas e empresas especializadas possam se cadastrar no SUS e atender esta clienta da fila, no momento certo para tratar as doenças de uma forma mais adequada. Considero este projeto importantíssimo porque é bom para o Brasil, para os profissionais e as pessoas que aguardam", salientou o carazinhense. 

 

O ano que recém iniciou é eleitoral, com pleitos nos municípios brasileiros. Nogueira afirma que o Congresso dará andamento normal às demadas que lhe cabem. "Temos um ano muito importante pela frente. Tem temas que precisam ser encarados de frente, Vem aí a regulamentação da alteração constitucional que tratou do sistema tributário do Brasil; precisamos votar a lei complementar que irá definir as alíquotas dos impostos que serão cobrados do contribuinte. Precisamos trabalhar isso com muita responsabilidade pois não dá mais para pesar nos ombros dos brasileiros uma carga tributária insuportável e que prejudica quem precisa colocar o pão na mesa", comentou. 

 

A importância da representividade local em Brasília

De acordo com Nogueira, desde que assumiu o primeiro mandato, conseguiu viabilizar R$ 18 milhões em emendas parlamentares para diversas áreas. Somente para o Hospital, foram cerca de R$ 5 milhões. Pavimentação asfáltica, equipamentos para secretaria de obras, melhorias na UPA, construção de creche e do CREAS, também estão na lista de segmentos beneficiados. "Sempre tivemos este olhar para Carazinho. Quando liberamos os saques das contas do FGTS (quando era Ministro do Trabalho), somente em Carazinho mais de 17 mil pessoas foram beneficiadas tendo acesso àquele recurso que estava parado. No Brasil foram mais de 22 milhões de pessoas", citou Nogueira, recordando que a ideia partiu de outro carazinhense, Vilson Moreira, que foi presidente do PTB e que faleceu vítima da Covid-19. "Ele também defendia esta questão das dívidas junto à Receita Federal, com perdão de multa que no ano passado foi votada no Congresso", colocou. 

 

Citando este exemplo, Nogueira ressalta que Carazinho se destaca politicamente. "Esta questão do 13º é uma ideia do meu irmão Donata, que é conhecidíssimo em Carazinho. Por isso que sempre coloco sempre meu telefone a disposição para que as pessoas possam enviar sugestões, críticas respeitosas pois elas são pedagógicas e nos ajudam a acertar quando tem boas intenções. Meu telefone é 51 9 9909-1014. Sempre faço isso porque como representante dos gaúchos, dos carazinhenses, doe evangélicos em Brasília preciso estar em sintonia com este povo", citou.  

 

Eleições municipais 

Ronaldo Nogueira disse que as decisões do Republicanos em Carazinho estão delegadas à executiva. Disse que deseja que o empresário Josué Prestes, atual presidente da sigla no município, colocasse o nome a disposição para concorrer a prefeito. "A orientação da direção nacional é que o partido tenha candidato a prefeito nas principais cidades e Carazinho figura entre elas no Rio Grande do Sul, mas vou respeitar a decisão do partido. Não pretendo me envolver com as eleições municipais, até porque elaboramos uma cartilha de plano de governo e eu terei que fazer seminários pelo Brasil todo, de treinamento e capacitação dos candidatos a prefeito e vereador do Republicanos em todo o país. Já iniciamos este processo, mas tenho certeza de que o Josué terá o dissernimento para posicionar o partido na posição certa", declarou, acrescentando que independente de quem for eleito em Carazinho, seguirá ajudando a cidade, da mesma forma que fez nas gestões até aqui. 

Data: 04/01/2024 - 16:23

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE