POLÍTICA

Milton Schmitz destaca os avanços de Carazinho em 2022

Prefeito Milton Schmitz (Foto O Correspondente)

 

O prefeito Milton Schmitz recebeu O Correspondente na tarde desta quarta-feira (28) para avaliar as ações realizadas pela administração durante o ano que se encerra. “50 anos em 8” definiu ele quando perguntado sobre os avanços. “São muitos feitos que estão espalhados na cidade. Na saúde, na educação, em todas as áreas. O que mais salta aos olhos são as ruas que eram de chão e estão sendo pavimentadas. Nestes quase dois anos do segundo governo, são 169 ruas que já foram melhoradas, ou estão em obras ou ainda em processo de licitação”, pontuou.

Na educação, o chefe do Executivo lembrou de investimentos com impacto direto na qualidade de ensino como as quadras cobertas, as telas interativas, os uniformes escolares, notebooks para professores e a ampliação de vagas na educação infantil. “Queremos zerar a demanda manifesta da educação infantil. Quando entremos faltavam 500”, salientou. Esta meta, conforme ele, ficará mais próxima de ser alcançada com a construção de uma nova EMEI na Rua Marechal Floriano, nos fundos do Colégio La Salle, no terreno onde um dia funcionou o Mofecom e a Casa da Dengue, além da terceirização da EMEI Irmão Martin.

Na saúde, Schmitz elencou as reformas nas unidades de saúde e a construção de uma nova para o bairro Medianeira. “Ainda aguardamos a conclusão da ESF Sassi, que a empresa está nos devendo, mas também temos a UPA em pleno funcionamento, o Hospital repaginado, entre outros projetos”, colocou, acrescentando que também houve investimentos no Desenvolvimento Social e no Econômico, com o avanço da geração de emprego e renda. “Distritos industriais legalizados, nove novas empresas ganhando espaço lá, sinaleiras novas proporcionando um tráfego com mais segurança. É um avanço estratosférico”, definiu.

Para 2023 alguns projetos devem se destacar. Um deles é a construção da Arena Carazinho, o complexo esportivo aguardado pela comunidade há mais de 30 anos. Será em frente ao Grêmio Aquático e conforme o prefeito, os sócios da empresa que venceu a licitação teriam sinalizado que teriam condições de entregar a obra até o fim do ano. “Acho desafiador, conosco eles têm um prazo maior, mas se estão apontando para esta possibilidade acredito que devam ter condições”, disse.

A área recém adquirida para um complexo industrial, perto do Aeroclube, já foi paga segundo o prefeito. Quanto à nova sede administrativa, que comportará boa parte das secretarias e departamentos do Executivo, o projeto será elaborado por uma empresa terceirizada, definida em licitação. “Estamos adquirindo mais um terreno para que possamos ter mais espaço, construir um prédio bem arejado com boa posição solar”, argumentou Schmitz, citando que a edificação será na Rua Bernado Paz, atrás do atual prédio da prefeitura.

 

2023

O gestor destacou que em 2023 os investimentos seguirão sendo feitos. “Muita coisa está acontecendo e que podemos comemorar. A mudança é gritante. Quem chega a Carazinho encontra uma cidade muito diferente. Estamos recepcionando novas empresas, estamos com as contas em dia, a Eletrocar ofertando a energia mais barata do Estado, conseguindo reduzir a dívida que tinha de R$ 78 milhões para R$ 3 milhões”, recordou.

Sobre os desafios do ano que chega, Schmitz citou a situação do saneamento básico e abastecimento de água, diante da privatização da Corsan e a liberação para que a prefeitura faça o Parque Linear, no entorno da via férrea entre a entrada para o bairro Sassi e o Correio do Povo, no bairro Oriental. “Terceirizamos o projeto. Está em fase de conclusão e assim que sair iremos bater na porta do DNIT e da Rumo Logística. Já fiz cerca de 10 viagens para tratar deste assunto. São quase 4Km que queremos aproveitar o entorno”, afirmou.

Na habitação deve avançar a construção de um conjunto habitacional do Município, avalizado pela Caixa, na área recém repassada pela Fundescar à prefeitura. São pouco mais de 7 hectares. Uma parte deles está sob júdice por cauda de invasões e se aguarda uma solução. A ideia, conforme o prefeito, é edificar as casa e repassá-las a famílias de baixa renda a custo simbólico para que elas possam ter a titulação. Na área que costeia a Avenida São Bento, a intenção é reservar para empreendimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços, o que beneficiará a comunidade com empregos e renda, inclusive os próprios moradores.

Data: 29/12/2022 - 18:01

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE