POLÍTICA
Valéska Walber também avalia pautas desenvolvidas em 2023
Foto Mara Steffens/O Correspondente
A vice-prefeita Valéska Walber, que está no comando do município até que Milton Schmitz retorne das férias, recebeu, nesta semana, O Correspondente para avaliar 2023 e falar das pautas que ela se envolveu diretamente no ano. A revitalização de várias praças da cidade é uma delas. "Temos a visão de que as praças são espaços importantes de convivência, de lazer, de saúde, para as famílias se reunirem e que ganharam ainda mais importância depois da pandemia. Então procuramos incentivar a melhoria, especialmente nas de grande porte, que são bastante frenquentadas e que já tinham um envolvimento comunitário", salientou ela, enaltecendo o empenho da secretaria de Planejamento na elaboração dos projetos.
A melhoria contempla academia ao ar livre e parque para as crianças em bairros como Braganholo, Vila Rica, Sommer e Floresta. Outros locais receberam novos itens para o entretenimento das crianças, como na Praça Alfredo D'Amore, Albino Hillebrand, 1º de Maio, entre outros. O recurso de R$ 1 milhão disponibilizado através de emenda parlamentar, além de contrapartida do Município estão garantindo a realização destas obras.
Nas escolas, Valéska protagonizou palestras relacionadas à prevenção da violência contra a mulher. "Temos políticas públicas, mas elas ainda não são suficientes, por isso temos que seguir falando sobre isso. Os índices aumentaram e o discurso ainda é de 'que bobagem'. É uma pauta que me preocupo bastante", comentou.
Na causa animal, a vice-prefeita enaltece as melhorias realizadas em conjunto com o Conselho Muniicipal de Bem-Estar Animal -Combea, que passou pro reestrururação. Foi possível integrar os protetores de animais que atuam no município em torno do mesmo objetivo. "Mapeamos todas as necessidades e agora temos uma coordenação da causa animal, tem carro, telefone, fiscal, espaço. Ampliamos as castrações e temos os serviços de atendimentos veterinários que está funcionando muito bem com os parceiros credenciados e mais recentemente, a parceria para fornecer a alimentação para os animais assistidos pelas protetoras independentes", enumerou Valéska, lembrando ainda da Caravana da Causa Animal, que percorreu as escolas da cidade levando informações relevantes para os estudantes, e engajá-los também neste tema.
Em 2024, ela tem a expectativa é repetir a caravana para seguir conscientizando crianças e adolescentes em torno deste tema, e também da violência contra a mulher. Projetando o ano que inicia, Valéska menciona a necessidade de seguir com movimentos de empoderamento feminino, com o seguimento da capacitação das servidoras municipais.
Quanto à política, a vice-prefeita que nos bastidores já teve o nome citado em algumas possibilidades de pré-candidatura, diz que tem avaliado convites de vários partidos para concorrer a um cargo eletivo nas próximas eleições municipais.