POLÍTICA

Vanderlei Lopes projeta Legislativo mais valorizado pela comunidade

Vanderlei Lopes é o novo presidente. João Hartmann (ao fundo), o vice (Foto Mara Steffens/O Correspondente)

 

A partir de janeiro, o Legislativo de Carazinho estará sob o comando de Vanderlei Lopes (MDB), ele a os demais membros da mesa diretora foram eleitos na sessão ordinária de 18 de dezembro. Mas conduzir a Casa do Povo não é algo novo para ele que está na política há 45 anos. "Em 1996 tive a oportunidade de assumir a presidência e tenho a grata de satisfação de dizer que iniciei a informatização da Câmara, o que foi sendo aperfeiçoado depois e ocorreu até hoje com a Janete", declarou ele, citando as melhorias realizadas pela colega, inclusive no sistema do Legislativo. 

 

Ele pretende conduzir sua gestão para que o Poder Legislativo seja mais valorizado pelas entidades, instituições e a própria comunidade. "Muitas vezes se tem o poder Legislativo como mera expectador ou aprovador de projeto. Isso não é verdade. O Executivo não dá um real sem o nosso aval, mas precisamos fazer por nós mesmos, buscando essa valorização. Somos parte integrante do processo e muitas vezes, esquecidos", sentenciou. 

 

Lopes salienta que pessoalmente não pode queixar-se do andamento das demandas que protocola na casa, como os requerimentos encaminhados aos Executivo. "O índice de encaminhamento chega a 90%, mas no conjunto da obra precisamos evoluir, no sentido de ser atendido em todas secretarias e em todos os departamentos", coloca. 

 

Questionado sobre de que forma pretende fazer com que a Câmara seja mais valorizada, o vereador apontou o diálogo como fundamental. "Não que não tenha, mas tem um jeito de conduzir. Eu ando nos bairros, tenha ligação forte com eles. Quero aprofundar este diálogo e com toda a sociedade", respondeu. 

 

Atendendo indicação do vice-presidente, João Hartmann, também do MDB, Lopes definiu Valter Pereira como diretor de Expediente. O assessor jurídica será Antônio Azir Salles. Em janeiro, como de costume, ocorre recesso no Legislativo, o que não significa que há paralisação das atividades. Não ocorrem sessões ordinárias, a menos que o presidente convoque uma extraordinária. Os tranbalhos se normalizam a partir de fevereiro, com a retomada das reuniões às segundas-feiras. 

 

Sobre melhorias na Casa do Povo, o novo presidente pretende realizar estudo de viabilidade para investir em energia solar a fim de diminuir os gastos com consumo e por consequência o impacto ao meio ambiente. 

 

Lopes também não esconde o desejo de concorrer à prefeitura de Carazinho. Declara isto abertamente, inclusive na tribuna do Legislativo, quando fez uso dela. Confirma que seu nome está a disposição do partido. 

Data: 29/12/2023 - 10:46

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE