POLÍTICA

Janete Ross de Oliveira entrega presidência ressaltando trabalho coletivo

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Ontem (27), antes da última sessão legislativa de 2023, Janete Ross de Oliveira (PSB) apresentou um balanço de sua gestão como presidente da Câmara. A vereadora, que comandou a casa pela segunda vez, falou das melhorias físicas realizadas, entre elas a troca de piso, nova pintura, reforma do plenário, revitaliação da parte externa, aquisição de mobiliário e equipamentos e até a finalização do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio - PCCI. 

 

Uma das ações que se destacou foi o desenvolvimento do Espaço de Talentos Locais, na parte térrea do prédio, onde artistas, entidades e instituições fizeram exposições a partir de diversos temas, envolvendo a comunidade na visitação. 

 

"2020 (primeira gestão) foi um ano importante, que me deu bastante experiência, que me preparou para que em 2023 eu pudesse fazer esta entrega para a comunidade, propondo ações para que ela viesse ao Legislativo. Este era um grande objetivo que eu tinha, trazê-la para cá em diversas ações. Conseguimos também melhorar o processo legislativo, tanto que estamos entregando com todos os projetos votados para que o Executivo possa entregar as melhorias para as pessoas", disse ela, em entrevista ao Correspondente. 

 

Janete destacou o bom relacionamento entre os vereadores e a sintonia com o servidores para que ano esteja sendo concluído com êxito. "Gosto de ressaltar esta união entre todos, pois foi um ano bem desafiador. A lei de licitações mudou, tivemos de criar um grupo para esta parte, o sistema todo foi modificado... Estou deixando a presidência bem realizada porque fizemos muito na infraestrutura, na questão legislativa e na aproximação com a comunidade", disse ela.  

 

A vereadora comentou também sobre a representatividade feminina no Legislativo, algo ainda pouco comum em Carazinho, visto que em toda a história do município poucas mulheres estiveram na casa. "Me sinto muito bem em poder representar as mulheres. Podemos sim estar nos locais de poder e de decisão e precisamos ter todas as ferramentas emocionais que temos para unir em torno de um trabalho pela comunidade. Não é uma questão de gênero, precisamos caminhar juntos, com o mesmo propósito, para entregar melhorias para a comunidade de forma transparante e eficiente", avaliou. 

 

O apoio da família, segundo Janete, foi fundamental para que ela pudesse estar a frente do Legislativo carazinhense. A presidência requer disponibilidade tendo em vista que se trata da representatividade. Ainda assim, a vereadora cumpria 40h semanais em sala de aula, como professora, tendo que conciliar ainda com a família. "A família precisa estar junto e eu tenho a alegria de ter esposo e filhos que me apoiam. É um projeto de vida meu e eles sabem que estou colaborando com as pessoas, com a comunidade. Este é o ponto chave", frisou. 

 

Por fim, Janete ressaltou que encerra a gestão orgulhosa do resultado. "Ressalto que foi um trabalho coletivo. Um gestor, em qualquer lugar, não pode pensar que vai dar conta de tudo sozinho. Poder fazer delegar funções às pessoas e elas darem conta é muito importante. É acreditar nas pessoas. Acho que todos podem ser bons em suas funções, mas você precisar dar oportunidade para que eles possam demonstrar os talentos e o conhecimento", colocou. 

 

De acordo com a vereadora, foi possível economizar R$ 200 mil, que já foram devolvidos ao Executivo, com indicação para que fosse investido na praça do bairro Oriental, que na avaliação dela precisa de melhorias para que a comunidade possa usufruir de um espaço coletivo com boa infraestrutura. 

Data: 28/12/2023 - 07:17

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE