GERAL

Valeska Walber projeta 2023 com muitos projetos concretizados

Valeska Walber (Foto Mara Steffens/O Correspondente)

 

Até sexta-feira (6) o Executivo carazinhense estará sob o comando de Valeska Walber. O prefeito Milton Schmitz está em férias e retorna na semana que vem. “O município segue porque temos um modelo de gestão. Sabemos como as coisas devem andar e estamos dando andamento”, disse ela, ao receber o Correspondente, em seu gabinete, acrescentando que 2023 será um ano especial. “Obras em andamento, conclusão de outras, empresas chegando e se instalando... Projetos que iniciamos no início da gestão começam a se concretizar”, pontuou.

Valeska entende que ocupando a função de vice-prefeita deve ser atuante, não apenas uma figura que assume a cidade na ausência do prefeito. “Sempre digo que quer ser a melhor vice que Carazinho já teve, não no sentido da vaidade, mas mostrar que o vice não é figurativo. Tem que ser atuante, dar conta das demandas de todas as pastas, assessorar todos os secretários e o prefeito. Pode ser que se dedique mais a uma causa ou outra, mas ele deve saber acolher todas as demandas”, comentou. “Sobre algumas coisas a comunidade me procura mais porque criou uma identificação maior, como a causa animal, a adoção dos canteiros, das praças, mas também recebo muita procura por outras questões, de todas as áreas e tenho procurando dar o encaminhamento adequado”, emendou.

Mesmo com tanto trabalho na gestão municipal, Valeska segue desenvolvendo a profissão de psicóloga, pela qual é apaixonada. Dar conta de tanta coisa, profissional, pessoal, e na política é um grande desafio. “Sem dúvida é o maior (desafio) da minha vida, mas não é tão diferente como as pessoas possam imaginar. Sempre trabalhei com a resolução de conflitos, do que não estava bem, com desenvolvimento de pessoas, com as questões das famílias. É o que temos feito aqui, buscar as melhores soluções. Temos uma equipe excelente”, declarou.

Ser mulher na linha de frente no município, a primeira vice eleita em toda história, é bastante significativo para Valeska. “Acredito que o próprio resultado da eleição mostra que a comunidade enxergou a possibilidade de uma gestão diferenciada, da visão feminina na gestão, do protagonismo da mulher”, comentou, revelando que está escrevendo um livro sobre sua experiência política. “Existem momentos muito especiais, desafiadores, difíceis e acho que compartilhar isso (com o livro) fará com que muitas coisas possam ser evitadas no futuro. Vou dividir histórias, desafios para que as mulheres possam se encorajar no futuro. Eu vivo com um senso de compromisso desde que aceitei ser vice-prefeita. Aceitei com o compromisso de representar as mulheres que não tiveram este protagonismo em 91 anos”, afirmou.

Para estar no espaço que ocupa, Valeska admite que tem feito sacrifícios pessoais e profissionais, mas procura não se desprender de princípios e metas, e tem apoio incondicional da família. “Assim que fomos eleitos, me inscrevi para mais uma pós. Conclui em novembro, para seguir com meus propósitos profissionais. Tenho feito sim muitos sacrifícios, mas entendo que isto fará com que mais mulheres se encorajem a ocupar espaços e enxerguem que elas também podem. Meu marido, meus filhos, meus pais estão sempre ao meu lado. Tenho uma família muito acolhedora”, concluiu.

Data: 03/01/2023 - 15:01

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE