CULTURA

ACL elege Ilse Ana presidente e reinaugura quadro de acadêmicos efetivos na Biblioteca Pública

Foto Divulgação/Silvana Xavier

 

A última reunião ordinária da Academia Carazinhense de Letras - ACL foi marcada por dois momentos muitos importante, na noite de ontem (30), na Biblioteca Pública Dr Guilherme Schultz Filho. O quadro de acadêmicos efetivos foi reinaugurado visto que faltavam nele as fotografias dos membros que ingressaram ou retornaram à entidade após a instalação dele: Ilse Ana Piva Paim, Cristina Zanferrari, Roberto Cruz, José de Abreu, Tarcísio Della Senta, Jocenara da Costa Schardong, GIlberto Dorneles da Rocha, Maristela Piva e Mara Steffens. 

 

O quadro, localizado na entrada da Biblioteca, foi doado pela ACL para aquela casa de cultura. A produção teve auxílio da coordenadora SIlvana Xavier, que foi hoemageada pela presidente Clarice Correa. A escritora entregou à Silvana um presente em nome da academia, ressaltando o carinho que os membros tem por ela e agradecendo por toda a acolhida, já que é lá que as reuniões da entidade ocorrem. 

 

O encontro também serviu para que, em assembleia, os acadêmicos elegessem a nova diretoria da instituição. Por aclamação, Ilse Ana Piva Paim foi eleita presidente para o mandato de dois anos. A posse dela e dos demais membros será no dia 15 de dezembro, durante a reunião festiva e de encerramento da ACL, marcada para acontecer na sede da Fuccar. 

 

Clarice Correa, que está entregando o cargo, disse estar feliz e satisfeita com o trabalho que realizou. "Estou muito feliz por ter cumprido a missão, que foi bastante desafiadora. Estou realizada porque dei o melhor de mim e fiz tudo que pude pela academia", ressaltou a escritora, lembrando que no último ano do mandato acumulou a função de tesoureira, já que a titular do cargo deixou a cidade. 

 

A nova presidente, Ilse Ana Piva Paim, elogiou a diretoria que está entregando o mandato e destacou o esforço de Clarice na representação da academia. Ressaltou que os academicos precisam estar comprometidos em participar da entidade e também promovendo a literatura, que é o objetivo da ACL. "Temos que pensar em um novo ano, pensando na participação e escrevendo. Estamos aqui porque fazemos parte de uma academia e temos que ter conteúdos novos. Nossa função é trazer conteúdo, buscar uma melhoria e antes de tudo conseguir levar nossa academia ao apogeu para que ela seja reconhecida e valorizada", pontuou. 

 

Ainda em 2023, a ACL lançará a segunda antologia, obra que reúne textos dos acadêmicos, escritos a partir de experiências de cada um com a cidade. A antologia chama-se "Carazinho em Palavras". 

Data: 01/12/2023 - 08:04

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE