ECONOMIA

Carazinho é o 38º município a aderir ao Tudo Fácil Empresas

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

Em um evento na manhã desta terça-feira (28), na Câmara de Vereadores, Carazinho oficializou a adesão ao programa Tudo Fácil Empresas, uma plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e Sebrae RS. Trata-se de um avanço no sistema Integrador Estadual da Junta Comercial do RS no ambiente da RedeSimRS. Torna um fluxo que já é simplificado em uma maneira de abrir empresas com atividades de baixo risco de forma gratuita, totalmente automática, ágil, fácil e sem burocracia. Neste sentido, a promessa é de que o empreededor, dependendo da atividade que exerce, conseguirá abrir a empresas entre 10min e 15min. 

 

A plateia foi formada pro representantes de entidades de classe, contadores e lideranças ligadas ao empreendedorismo. Participaram do ato, o prefeito Milton Schmitz, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Deninson Costa, vários secretários municipais - inclusive Gilmar Maroso, de Desenvolvimento, que é a secretaria atrelada ao programa, a presidente da Junta Comercial do RS, Lauren Vargas Momback, e o diretor da Rede Sim da Junta Comercial Silvio Ramão. Foram os dois últimos que deram detalhes do processo simplificado de abertura de empresa. 

 

Gilmar Maroso, que está se despedindo da secretaria da Desenvolvimento, trouxe dados relativos ao crescimento do empreendedorismo em Carazinho, como a abertura de 1.165 MEIs até final de outubro, uma média de 58 negócios formalizados mensalmente. 

 

Um município empreendedor precisa ser uma instituição que assuma um novo papel, fornecendo direção, exigindo que todos os setores da economia inovem; que promova um sistema de competitividade inovar, frente as novas demandas a exemplo da economia criativa. Hoje estamos dando um grande salto para melhorar o ambiente empreendedor em Carazinho. Estamos digitalizando processos e dando celeridade a abertura de empresas", salientou. 

 

Segundo ele, estão amparados pelo programa mais de 330 CNAEs, nos setores de comércio e serviços. "Este programa, junto com a Lei de Liberdade Econômica Municipal, desburocratiza  o processo e amplia a iniciativa empreendedora. Carazinho já conta com 1 CNPJ a cada 7,5 habitantes. 

 

 

O vice-presidente, Deninson Costa, também pontuou o avanço que o Tudo Fácil Empresas representa e salientou o esforço diários dos empreendedores. O prefeito Milton Schmitz disse que o momento é um marco, especialmente para o quem empreende no município, já que fomenta a formalização dos negócios. Voltou a reformar o crescimento do valor agregado na economia carazinhense, enaltecendo a participação de quem trabalha neste contexto. 

Data: 28/11/2023 - 12:41

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE