EDUCAÇÃO

Mostra Científica 2023 premia os projetos inovadores de alunos da Rede Estadual

Fotos Divulgação

 

A Secretaria Estadual da Educação - Seduc premiou, na tarde desta terça-feira (21), os trabalhos vencedores dos alunos na Mostra Científica – etapa Estadual 2023. Com a temática “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”, o evento, realizado na sede Unisinos de Porto Alegre, teve o intuito de incentivar o protagonismo dos jovens por meio da criatividade e do empreendedorismo.

 

Duas escolas de abrangência da 39ª CRE receberam premiações na etapa estadual, referenciando a qualidade dos trabalhos apresentados na etapa regional ocorrida em julho no município de Carazinho. A EEEF  Israelina Martins Silveira, de Chapada, ficou com o segundo lugar entre as escolas de ensino fundamental anos finais com o Projeto “Sabão Ecológico: responsabilidade socioambiental”. 

 

Entre os educandários de ensino médio, destaque para a EEEB Professor Alfredo Gavioli, de Ronda Alta, que ficou em terceiro lugar com o Projeto “Economia Circular: uma possibilidade ao ambiente escolar?”

 

Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a Mostra Científica é uma grande oportunidade para que os estudantes mostrem o seu talento. “Tivemos a presença de 90 equipes de alunos e professores de escolas estaduais de diversas regiões do Estado que totalizam cerca de 270 pessoas envolvidas. Este é um momento único onde florescem todo o talento, a criatividade, o pioneirismo e protagonismo de nossas crianças e jovens da Rede Estadual. Estou orgulhosa com cada um dos trabalhos e quero parabenizar pelos excelentes projetos de extrema relevância para solucionar demandas da sociedade”, destacou.

 

 

 

Mostra Científica 2023

A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), Ensino Fundamental 2 (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos).

 

Na primeira etapa, todas as escolas gaúchas classificaram um trabalho. Posteriormente, cada Coordenadoria Regional de Educação selecionou um trabalho de cada categoria para a fase estadual. 

 

Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas. 

 

Prestigiaram a etapa estadual da Mostra Científica, a Coordenadora Regional de Educação, Lisete Leiria Jarré, o Coordenador Adjunto, Lucas Gabriel Lopes, e a Assessora Pedagógica, Elisete Roessler. 

Data: 23/11/2023 - 11:26

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE