EDUCAÇÃO

Ulbra Carazinho promove Professional Experience para estudantes de ensino médio

Fotos Divulgação

 

A Ulbra Carazinho está oportunizando a estudantes de ensino médio de Carazinho mais conhecimentos relacionados aos cursos presenciais da universidade. A programação ocorreu nesta manhã de quarta-feira (22), foi repetida nesta tarde e terá nova edição a noite. O Professional Experience objetiva fornecer informações aos estudantes para que eles possam escolher as áreas que possuem mais afinidade e assim decidir sobre suas carreiras profissionais. 

 

E não se trata de uma atividade em que os cursos são apresentados puramente. É uma ação prática que começa com a simulação de um crime e todos os desdobramentos seguintes que seriam tomados na vida real são reproduzidos por professores e alunos dos cursos de direito, enfermagem, biomedicina e fisioterpia (este último no turno da noite). 

 

A encenação começa com uma discussão e uma das pessoas envolvidas saca uma arma de brinquedo e atira contra duas pessoas. Uma delas morre e a outr fica ferida. A acusada é presa e o ferido socorrido para atendimento. Tinta guache vermelha deixa o teatro mais real, simulando o sangue das vítimas. 


A partir daí, o público é dividido em grupos para acompanhar os desdobramentos. Com o curso de direito eles acompanham um júri fictício. Alguns visitantes são escolhidos para compor o corpo de jurados e participam ativamente do processo. Com o curso de enfermagem, podem conhecer o que seria feito para salvar a pessoa ferida e com ajuda de bonecos, praticam procedimentos como punção, cirurgia, reanimação, e aprendem a entubar o paciente. Na biomedicina, têm noções de praticas forenses como coleta de materiais que irão auxiliar na investigação. 

 

"A ideia é auxiliar na tomada de decisão. às vezes a pessoa pensa em fazer enfermagem, mas não tem ideia do que é na pratica. A biomedicina, muita gente confunde, não sabe se é biologia ou se é medicina. O que ela faz? Então estar aqui, tendo contato prático dá uma realidade de como é o dia a dia dos profissionais destas áreas", comenta a diretora do campus, Frankiele Oesterreich.

 

Outro ponto que ela destaca é que além de mostrar os cursos para quem ainda está no ensino médio, mas em breve terá que tomar uma decisão quanto à carreira profissional, é permitir aos estudantes que já estão nas graduações a ampliar seus conhecimentos. "Eles conseguem mostra a visão deles enquantos alunos destes cursos, não só os que já se formaram", assinala.

 

A repercussão tem sido tão positiva que de manhã, alguns estudantes concluíntes do ensino médio aproveitaram para se inscrever no vestibular. 

 

 

Data: 22/11/2023 - 16:13

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE