CULTURA

Concerto “Magnificat” apresenta obra inédita de Bach e homenageia Pe Gheno

Card Divulgação

 

A OSINCA – Orquestra Sinfônica de Carazinho convida o público para um concerto histórico: pela primeira vez no Brasil, será apresentada com instrumentos de época a monumental obra Magnificat, de Johann Sebastian Bach, ao lado de uma Sinfonia inédita recuperada recentemente a partir de manuscritos supostamente perdidos do compositor. A primeira parte do programa apresenta a Sinfonia em Ré Maior BWV 1045, seguida de uma seleção de árias de cantatas. A segunda parte da noite será dedicada ao Magnificat em Ré Maior BWV 243, obra composta para as vésperas do Natal no mês de novembro de 1723, há exatos 300 anos, com texto baseado no Cântico de Maria.

 

Sob direção artística de Fernando Cordella, o programa será interpretado por uma orquestra de especialistas em música barroca formada pelo Ensemble Bach Brasil, coro e instrumentistas convidados, tocando instrumentos de época. Cantores ilustres do Brasil e do exterior foram convidados especialmente para o concerto: Lucie Barluet (França), Andiara Mumbach (RS) Rodrigo del Pozo (Chile/Inglaterra), Paulo Mestre (PR) e Norbert Steidl (Áustria).

 

O concerto será uma homenagem ao Padre Gheno, incentivador e apoiador da Osinca bem como da Cultura em Carazinho! Magnificat será realizado na segunda-feira, 27 de novembro, às 20h na Igreja Bom Jesus em Carazinho. A apresentação é gratuita para o público, classificação indicativa é livre, com acessibilidade local e intérprete de libras.

 

Realização: Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura Governo Federal União e Reconstrução

Patrocínio: Stara e Roos

Promoção: Associação Orquestra Sinfônica de Carazinho – AOSINCA

Apoio: Universidade de Passo Fundo e Sesc Carazinho

Produção Cultural: Nova Consciência Produções

Foto Divulgação/Diogo Zanatta

 

O Projeto OSINCA representa hoje um dos maiores pólos de Cultura do interior do estado. Desde sua criação em 2006, já alcançou mais de 50 mil pessoas, entre alunos e espectadores, nos concertos e ações formativas. O projeto vem contribuindo para a formação musical de dezenas de jovens, muitos deles hoje integrantes da OSINCA e também de outras orquestras do Estado. É um projeto continuado, que ao longo de seus mais de 17 anos vem transformando a realidade cultural da região, o que representa um projeto edificante, capaz de deixar um primoroso legado às futuras gerações.

Data: 16/11/2023 - 14:39

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE