GERAL

Trilha do Emprego atrai interessados na recolocação profissional

RH da Rotoplastyc Rotomoldados está formando banco de talentos na Trilha do Emprego (Foto Mara Steffens/O Correspondente)

 

Segue até às 16h desta quarta-feira (8) a Trilha do Emprego em Carazinho. O evento ocorre no Ginásio da Acapesu e é uma iniciativa da Fundação Gaúcha do Trabalho - FGTAS/Sine, dentro da programação do Empregar RS. O diretor-presidente da instituição inclusive acompanha a programação que iniciou cedo. O primeiro a chegar para participar do recrutamento em busca de uma recolocação profissional foi Leonardo dos Santos Fagundes (23). Pai de duas crianças, de 2 e 4 anos, tem experiência em indústria, na produção de rações para animais. Ele está desempregado há 8 meses e confia que deixará a Trilha do Emprego com uma oportunidade, tanto que não pretende aceitar a vaga para a qual seu perfil for mais adequado. 

 

Fagundes chegou a Acapesu por volta das 6h40min. Depois dele, uma fila que fez voltas pela área externa do ginásio se formou. Ainda faltavam cerca de 30min para as portas se abrirem, e já haviam quase 100 pessoas aguardando. 

 

Catorze empresas, dos segmentos do comércio, da indústria e da prestação de serviços aproveitam para recrutrar trabalhadores para as mais diversas funções. Na dinâmica montada pela organização, os interessados em buscar uma vaga passam por uma triagem inicial. Servidores da FGTAS/Sine e da secretaria de Desenvolvimento auxiliam no cadastramento e na elaboração de currículos. Em seguida, o candidato é encaminhado para uma das empresas, de acordo com seu perfil profissional. 

 

A Rotoplastyc Rotomoldados participa da Trilha do Emprego buscando montar um banco de dados, pois há a expectativa de que abra vagas para o setor operacional. Maiara Bertuol, analista de RH, menciona que encontrar candidatos para este segmento é uma das maiores dificuldades enfrentadas, mesmo que não é exigida qualquer experiência. "Este evento está servindo para que tenhamos um banco de talentos pois as vagas irão surgir em breve, geralmente me janeiro, fevereiro e março", coloca Maiara, acrescentando que as vagas da empresa também são para mulheres, especialmente para setores como o acabamento. "Não precisa experiência, mas responsabilidade, pontualidade, pró-atividade e que tenha pretenção de crescer porque tem oportunidade, mas as pessoas precisam ter vontade de aprender e crescer", frisa. 

 

Ainda conforme Maiara, a industria de rotomoldagem é bastante expecífica, inclusive não existem muitas empresas do segmento, o que faz significa que também não é fácil encontrar mão de obra já qualificada para o setor, então a Rotoplastyc oferece cursos de formação dentro da própria empresa, o que fideliza o trabalho e ajuda no desenvolvimento dele. "Muitos entram no operacional, se dedicam, estudam e acabam alcançando outras posições dentro da empresa", reflete. 

 

Vinícius Audino acaba de abrir uma franquia em Carazinho que atua com o recrutamento e colocação profissional de cuidadores de pessoas. A Trilha do Emprego está sendo a primeira oportunidade para que ele alcance profissionais com formação necessária. A Acuidar atua como uma agência, que possui um banco de talentos e indica-os para pessoas que necessitam de cuidados, assistenciais ou não, desde crianças até idosos. 

Leonardo foi o primeiro a chegar na Acapesu em busca de uma oportunidade de trabalho. Vinícius Audino está realizando o primeiro recrutamento para a franquia que recém abriu em Carazinho (Fotos Mara Steffens/O Correspondente)

 

A secretaria de Desenvolvimento, parceira da FGTAS/Sine na ação, aproveitou para pesquisar entre os participantes quais cursos eles gostariam que fossem ofertados dentro do Qualifica Carazinho, programa municipal que tem disponibilizado gratuitamente cursos em várias áreas, entre elas comércio, indústria e logística. O secretário Gilmar Maroso menciona que a ideia é, a partir da coleta destas informações, determinar a próxima agenda de qualificação. 

 

Além das empresas que estão na Acapesu recrutando colaboradores ou mesmo formando um banco de currículos, algumas entidades e instituições também estão participando, como o Associação Comercial e Industrial - ACIC, Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, Senac e  a Ulbra, que está ofertando atendimento jurídico gratuito, com os alunos do curso de Direito, verificação de pressão arterial e orientações em saúde, com acadêmicos da enfermagem, e visualização microscópica, com os estudantes da Biomedicina. 

Data: 08/11/2023 - 13:52

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE