ESPORTES

Carazinhense é analista de desempenho no São Luiz, de Ijuí

Henrique Dias Xavier (Foto Divulgação/Arquivo Pessoal)

 

Os carazinhenses têm um motivo para torcer pelo São Luiz, de Ijuí, na temporada 2023 do futebol. Um conterrâneo é membro da comissão técnica do time, numa função primordial. Henrique Dias Xavier é analista de desempenho e tem a responsabilidade de municiar o técnico Willian Campos e o auxiliar Fábio Recife com dados para que eles pensem as estratégias que serão usadas em campo.

Xavier tem 24 anos e é formado em educação física pelo Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz – FAG, de Cascavel-PR. Morou na cidade por cinco anos e lá teve sua primeira experiência no esporte. Depois de um estágio curto de pouco mais de dois meses, ainda em meio a faculdade, ele foi contratado pelo FC Cascavel para ser o analista de desempenho. Fez as temporadas de 2021 e 2022. A transferência para o São Luiz ocorreu no início de dezembro do ano passado, quando também começou a pré-temporada do clube.  

Atuar fora das quatro linhas sempre foi o sonho do jovem. “O sonho de muitos meninos é jogar. Eu até tentei até por volta dos 15 anos, passei por Pinheiro e Sercesa, mas chega um ponto que você percebe que não dá (risos). Mas meu sonho foi sempre trabalhar com futebol. Fiz educação física por causa disso. Ainda quero chegar a treinador ou auxiliar, algo assim, mas sempre na comissão técnica”, conta.

Xavier diz que sua atribuição é atuar de forma integrada com todos os departamentos do clube. Ele filma todos os treinos e jogos. As imagens são analisadas e transformadas em informações que municiam a comissão técnica para a montagem das estratégias que são usadas em campo. “Há uma análise coletiva e individual, não só do nosso time, mas dos adversários. Vemos a maneira como ele jogam, as situações que possam ser exploradas...”, detalha.

A temporada começa com uma prova de fogo para o São Luiz. Na terça-feira (17) decide a Recopa Gaúcha diante do Grêmio, na Arena, em Porto Alegre. Em seguida tem a estreia no Gauchão, diante do Ypiranga, de Erechim, jogo no 19 de Outubro. “É um grande desafio, acho que é um jogo que promete muito. É uma final e certamente a casa estará lotada, mas estamos nos preparando bem, com os pés no chão e estudando nossas estratégias. Muitos times gostariam de estar tendo esta oportunidade de enfrentar um time grande, numa partida televisionada, especialmente numa situação como a nossa, sendo um time de interior. É uma visibilidade muito grande, especialmente para os jogadores que são os protagonistas”, avalia.

O São Luiz joga a Recopa Gaúcha por ter sido o campeão da Copa RS, no segundo semestre do ano passado, diante do Passo Fundo. O título também credenciou a equipe de Ijuí a participar da Copa do Brasil em 2023. “É outra competição de visibilidade nacional, muito importante. Estamos nos preparando também e tomara que consigamos fazer história”, salienta.

A distância entre Carazinho, onde mora a família de Henrique Xavier, com Ijuí é de apenas 124Km. De carro o percurso pode ser feito em menos de duas horas, mas a rotina atribulada nem sempre permite que ele venha à cidade natal. “Tivemos folga no Natal e no Ano Novo. Quando dá tempo de ir é questão de um dia, ou dois e só. A rotina é bem corrida. A demanda de trabalho é bem grande, especialmente nesta época de pré-temporada”, revela.

AGENDA DO SÃO LUIZ EM JANEIRO:

17/01, 19h30min: Grêmio x São Luiz

21/01, 19h: São Luiz x Ypiranga

24/01, 19h: Juventude x São Luiz

28/01, 16h30min: Internacional x São Luiz

Data: 13/01/2023 - 16:57

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE