EDUCAÇÃO

Mostra Empreendedora desperta talentos na rede municipal de ensino carazinhense

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

As escolas da rede municipal de ensino estiveram envolvidas nesta sexta-feira (20) com a Mostra Empreendedora. O evento ocorreu durante todo o dia, no auditório do Colégio Notre Dame Aparecida e a variedade de projetos apresentados impressionou. Cada escola procurou expor trabalhos desenvolvidos com as turmas dentro do tema. 

 

A EMEF Políbio do Valle uniu o empreendedorismo com sustentabilidade, numa proposta interdisciplinar que envolveu os anos iniciais. Uma das turmas estudou os diferentes tipos de solo e descobriu qual é o mais fértil. Outra desenvolveu um adubo a partir do aproveitamento da casca da banana. Teve turma que estudou a história da galinha ruiva empreendedora, que conta que ela queria fazer bolos, mas os amigos não queriam ajudar. Mesmo assim, ela colocou a mão na massa: plantou milho, colheu, triturou, fez farinha e depois o bolo. Aí criou uma lojinhas de bolos para ganhar dinheiro. Teve ainda, turma que plantou e colheu ervas e depois produziu aromatizantes, colocando as essências dentro de pequenas garrafas pet com o auxílio de palitos de churrasco. 

 

Projeto da EMEF Políbio do Valle

 

O trabalho do 9º ano da escola foi bastante inovador. Eles desenvolveram jogos virtuais a partir de uma plataforma eletrônica. Quem visitou o estande da escola, pode se divertir com os jogos scaneando QCodes. A atividade fez bastante sucesso, especialmente entre estudantes que visitaram a mostra. 

 

A professora Luciamara Monteiro, conta que a partir deste projeto, a escola encontrou uma alternativa para o óleo de cozinha. O produto usado virou sabão usando na própria instituição e doado aos alunos para que pudessem levar para casa. Orgulhosa, ela avaliou os trabalhos. "É muito gratificante. E mais do que ver o resultado é ver a construção coletiva, de ter uma ideia e trabalhar em cima dela e integrando todas as disciplinas. Procuramos oferecer a eles o máximo de reflexões para que eles possam caminhar sozinhos, através dos próprios objetivos", definiu. 

 

Data: 20/10/2023 - 17:15

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE