SAÚDE

Mais de 70% de imóveis aptos para ligação à rede de esgoto estão vistoriados em Carazinho

Foto Divulgação/Assessoria de Imprensa

 

Equipes da Corsan estão fazendo vistorias e orientando as famílias sobre os procedimentos para interligação de suas casas à rede de tratamento de esgoto. Mais de 70% dos imóveis em condições para que a tubulação do esgoto seja conectada à caixa de calçada da Companhia já foram vistoriados. Esta é uma etapa de responsabilidade dos moradores, que estão sendo notificados pela Corsan para providenciarem a interligação.

 

Depois de receber o comunicado, quem informar a Corsan, em até 30 dias, que já fez a ligação receberá desconto de 75% na vistoria e terá 180 dias para iniciar o pagamento da tarifa de esgoto. Essas vantagens vão diminuindo conforme o tempo decorrido entre a data de notificação e o contato com a Companhia, até se completarem 120 dias.

 

Após este período, a tarifa pela disponibilidade do serviço passa a ser cobrada automaticamente, mas, conforme o prazo em que for feito à Corsan o pedido de vistoria, ainda poderá haver descontos no valor. Se for solicitada em até 90 dias do início da cobrança, o abatimento será de 50%. Já para os pedidos encaminhados entre 271 e 450 dias, a redução será de 12,5%.

 

Esses prazos são definidos pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul, a Agergs. Findadas todas as datas, quem optar por não fazer a ligação à rede coletora não terá a água cortada, porém a taxa de esgoto passará a ser cobrada em dobro da que seria aplicada caso tivesse sido feita a conexão. Mas os valores cobrados, neste caso, não ficarão em poder da Corsan, e sim de um fundo da Agergs.

 

“O serviço de tratamento de esgoto tem impactos positivos na saúde, qualidade de vida da população e também na valorização imobiliária. É sabido que reduz de forma significativa a contaminação do meio ambiente e evita doenças causadas pela poluição das águas. Daí a importância de os imóveis fazerem as interligações”, enfatiza o superintendente regional da Corsan no Planalto, Aldomir Santi.

 

Tarifa social

 

Para os beneficiários da tarifa social, a ligação dos domicílios à rede cloacal poderá ser executada pela Corsan, sem custo. Para isso, o beneficiário deverá comunicar o seu interesse à  Companhia e autorizar o serviço. O valor será faturado, mas descontado no boleto, como demonstrativo do subsídio de 100% da taxa.

 

Como funcionam os descontos para vistorias

 

- Clientes que solicitarem a vistoria até 30 dias após a notificação da Corsan, comunicando que fizeram a ligação do esgoto, terão desconto de 75% na tarifa de ligação e 180 dias para o início do pagamento da taxa mensal. Este é o maior abatimento para vistoria.

 

- Solicitação de vistoria entre 31 dias e 60 dias após a notificação: 50% de desconto na ligação e 90 dias para começar a pagar a tarifa mensal.

 

 - Solicitação de vistoria entre 61 dias e 120 dias após a notificação: 20% de desconto na ligação e 30 dias para começar a pagar a tarifa mensal.

 

- O prazo total para confirmar a ligação e solicitar a vistoria é de 120 dias após a notificação da Corsan. Depois desse período, se não for informado que a ligação está feita, terá início automaticamente a cobrança de tarifa pela disponibilidade do esgoto.

 

Descontos para quem perder o prazo de 120 dias para solicitar a vistoria

 

- 50% de abatimento para solicitações até 90 dias do início da cobrança pela disponibilidade.

 

 - 25% de desconto para solicitações de 91 dias até 270 dias do início da cobrança.

 

- 12,50% de desconto para solicitações de 271 dias até 450 dias do início da cobrança.

 

- 0% de desconto a partir de 451 dias do início da cobrança.

 

Para outras informações, a Corsan está disponível em seus canais oficiais de relacionamento com o cliente: presencialmente na Unidade da Rua Polidoro de Albuquerque, 220, Centro de Carazinho; pelo aplicativo, site corsan.com.br, telefone 0800.646.6444, com ligações gratuitas, e WhatsApp (51) 99704-6644.

Data: 20/10/2023 - 09:08

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE