SAÚDE

Dia D da Multivacinação será neste sábado (21) em Carazinho

Foto Divulgação

 

Segundo o Instituto Butantam, maior produtor de vacinas e soros da América Latina e o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, a cobertura vacinal no país vem despencando nos últimos dez anos, deixando a população – especialmente o público infantil – mais vulnerável a doenças que já estavam erradicadas no país, como sarampo e poliomielite, e que podem deixar sequelas ou causar mortes. Em 2022, por exemplo, a porcentagem foi de apenas 60,7%, segundo informações do DATASUS do Ministério da Saúde.

 

A vacinação é a forma mais efetiva para a eliminação de uma doença viral e as consequências dos baixos índices de imunização não podem ser ignoradas. Está em andamento a Campanha Nacional de Multivacinação e em Carazinho haverá atendimento neste sábado (21), o chamado Dia D, oportunidade para que sejam revisadas e atualizadas as cadernetas de vacinação da população. 

 

A secretaria da Saúde escolheu até um tema para a campanha local. "Eu amo, eu cuido, eu vacino". Os ESF's e a central de vacinas estarão abertas das 8h às 17h, com exceção das unidades dos bairros Medianeira e Sassi. Além de atualizar as cadernetas com doses que possivelmente possam estar em atraso, será possível tomar vacina contra a gripe. Quem deseja tomar dose contra a Covid-19, deve procurar a sala central. É obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação. 

Data: 19/10/2023 - 14:49

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE