GERAL

Vacinação em Carazinho completa dois anos

O enfermeiro do SAMU, Cleverson Metzdorf, foi o primeiro carazinhense vacinado contra a Covid-19 em 2021. (Foto Arquivo HCC)

 

O dia 20 de janeiro de 2021 ficará marcado na história de Carazinho. Foi naquele dia que a vacinação contra a Covid-19 começou a ser aplicada no município e os primeiros a serem imunizados foram oito profissionais da saúde: o enfermeiro do SAMU, Cleverson Metzdorf, o médico do HCC, Darlan Lara, o médico de ESF, Márcio Dacroce, a enfermeira da área de isolamento Covid do HCC, Iara Oliveira Pimentel, o técnico de enfermagem Luís Antônio Oliveira dos Santos, a funcionário do setor de higienização do hospital, Carina Alice Cardoso, a enfermeira Chari Francielli Bandeira e a médica Luana Pretto Dias, ambas da UPA.

As doses que representaram a esperança de dias melhores foram aplicadas pelas técnicas de enfermagem Marlise Daiana Matos de Quadros e Jaqueline Delavy dos Santos, da Sala de Vacinas Central da Secretaria de Saúde, no salão nobre do HCC. O momento foi acompanhado com emoção pela comunidade através da imprensa local, que transmitiu tudo ao vivo, pelas rede sociais.

Vale lembrar, que dias antes, o Aeroclube de Carazinho foi o local de entrada das doses para toda a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Outro fato histórico para a cidade. A partir dali, elas foram distribuídas para os municípios.

De lá para cá, a vacinação foi avançando e dois anos depois toda a população tem acesso à vacina, inclusive os bebês que foram os últimos a serem contemplados. A medida em que a cobertura vacinal foi aumentando, os casos foram diminuindo, sobretudo os de maior gravidade. As internações zeraram fazendo com que os leitos específicos criados de forma emergencial fossem extintos, assim como as tendas que foram montadas na UPA e no HCC para atender os infectados separados das demais patologias.

Atualmente, a Covid-19 é uma doença de rotina e quando há necessidade de internação, o paciente é colocado em isolamento, mas não há mais ala específica no HCC.

Quanto à vacinação, conforme a última atualização disponibilizada pela secretaria Estadual da Saúde, na manhã desta sexta-feira (20), 53.278 pessoas se vacinaram com a primeira dose. Depois, para as doses de reforço a procura foi caindo sistematicamente. Foram 49.380 segundas, 31.880 terceiras e  15.510 quartas doses.

Data: 20/01/2023 - 17:34

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE

Galeria de fotos

Galeria de Fotos