SAÚDE

Transformação de contêineres em UBS para o interior e para o Pecar está autorizada

Foto Divulgação/Ascom

 

O prefeito Milton Schmitz, assinou na manhã desta quarta-feira (4), a ordem de serviço que autoriza a empresa vencedora da licitação a iniciar os trabalhos de modificação de três contêineres que serão adaptados para serem utilizados como Unidades Básicas de Saúde (UBS) pela secretaria de Saúde. 
 
 
Transformar contêineres em UBS resolve o problema da falta de um espaço adequado para consultas, a exemplo da comunidade indígena que já conta com um contêiner como UBS. Duas unidades serão instaladas em Pinheiro Marcado (perto do CTG) e São Bento (perto do pavilhão da comunidade). Além de contar com sala de triagem, consultório e sala de atendimento, os contêineres do interior terão ainda, um espaço para sala de espera.
 
 
A terceira, conforme adiantado pelo O Correspondente na semana passada, será coloca no Presídio Estadual de Carazinho. O Município já realiza atendimentos periódicos no local, dentro da casa prisional e o container permitirá maior qualidade e segurança no atendimento. 
 
 
“Esse sistema de contêineres trará um impacto muito positivo. Evitará deslocamentos de presos com problemas de saúde menores ao hospital ou à UPA. Cada deslocamento exige acompanhamento de servidores, desguarnecendo o presídio o que gera insegurança, além de outras questões como tentativa de fuga no atendimento médico”, explicou a diretora do PECAR, Luciane Romano.
“A UBS móvel representa a eficiência da administração pública”, complementou o chefe de segurança, Eberson Tapia.
 
 
Para o prefeito, o que está sendo realizado, com recurso próprio, é um investimento em saúde importante. “Não vamos deixar de fazer porque o estado, que deveria, não faz” disse se referindo ao PECAR. A previsão é que até dezembro os contêineres estejam instalados.
 
 
Também acompanharam a assinatura, o administrador adjunto do presídio, Mateus Bitscki, a secretária de Saúde, Anelise Almeida, servidoras da pasta e o vereador Alcindo de Quadros, um dos apoiadores da iniciativa.

Data: 05/10/2023 - 08:07

Fonte: Assessoria de Imprensa

COMPARTILHE