GERAL

Aeroclube reverencia Ruy Della Mea com pórtico em frente a instituição

Foto Mara Steffens/O Correspondente

 

O primeiro instrutor do Aeroclube de Carazinho e a contribuição dele para a aviação brasileira está eternizada na sede da entidade. O pórtico que homenageia Ruy Della Mea foi inaguurado na tarde deste domingo (24), na Praça Enzo Albuquerque. Familiares do aviador, entre eles o filho Murilo Della Mea, marcaram presença e se emocionaram com a reverência. "É uma emoção muito grande, um momento historico e que esperávamos que acontecesse. E quando acontece a gente relaxa porque sente que Carazinho é uma cidade acolhedora e as pessoas daqui têm palavra, no setor aeronáutico principalmente", disse Murilo que também é aviador. 

 

Foi ele quem entrou em contato com o presidente do Aerocube, Matheus Diehl Hirt, informando que havia uma aeronave parada há 18 anos. "Aqui vai virar aeroporto porque tem muito mais condições técnicas do que Passo Fundo. Este chão é sagrado", profetizou. 

 

"Este marco vem para registrar e saudar a memória do Comandante Ruy Della Méa, que foi nosso primeiro instrutor e fundador da escola de avião em 1941. Juntamente com toda a famíia dele conseguimos reunir a aeronova para fazer este pórtico. Nosso objetivo é tornar este local referência para a comunidade", ressaltou o presidente do Aeroclube, que aproveitou para anunciar que em poucos dias a entida está retomando as aulas de aviação, faltando apenas a chancela da ANAC para o retorno das operações. Hirt anunciou também que em breve ocorrerá a inauguração do alojamento do Aeroclube. 

 

O prefeito MIton Schmitz ressaltou que o comandente Della Mea faz parte da história do Aeroclube. "Quero parabenizar o presidente Mateus que teve esta brilhante ideia, para homenagear o primeiro instrutor, aquele que ajudou a alavancar a entidade. Agora será um ponto turístico para nossa cidade", reiterou. 

 

A construção do pórtico foi possível com apoio de várias empresas e pessoas ligadas ao Aeroclube de Carazinho. 

Data: 25/09/2023 - 09:54

Fonte: Mara Steffens

COMPARTILHE